ERASMUS

ERASMUS

Programa Erasmus

Foi estabelecido em 1987, é um subprograma do programa de aprendizagem ao longo da vida.
Este tem como objectivo apoiar a criação de um espaço Europeu de ensino superior, com também reforçar o contributo de ensino superior bem como do ensino profissional. Consiste no apoio inter-universitário da mobilidade de estudantes e docentes do ensino superior, entre os vários estados membros união europeia e respectivos estados associados, com Noruega, Islândia, Turquia entre outros.
O programa Erasmus, já esteve outras designações com acção Erasmus, protocolo Erasmus que se foram alternando ao longo dos anos.

Existem acções descentralizados geridas pela agência nacional dentro do programa Erasmus, por exemplo:
Mobilidade de estudantes. Realização de um período de estudos (S.M.S) .
Realização de um período de estágio profissional (S.M.P)
Mobilidade de pessoal – Missões de ensino (S.T.A)
Mobilidade de pessoal – Formação de profissional.
Cursos intensivos de línguas – Frequência / organização.
Programa Intensivo Erasmus.

De todas estas possíveis mobilidades, vamos apenas falar sobre a mobilidade de estudantes, que consiste na mobilidade de estudantes universitários, num período mínimo de 3 meses e máximo de 12 meses.

Objectivos específicos

Permitir aos estudantes beneficiarem de um plano educacional, linguístico e cultural através da mobilidade dos mesmos para outros países da Europa, em experiencias de aprendizagem;

Promover a cooperação entre as instituições de ensino e de acolhimento – estas devem ser titulares de uma carta universitária Erasmus, para permitir a deslocação dos jovens estudantes.

Contribuir para o desenvolvimento dos jovens em termos profissionais e para espírito aberto.

Condições que um aluno deve ter para se candidatar:

  • O aluno deve estar matriculado numa IES que tenha uma carta universitária Erasmus
  • Deverá estar matriculado no segundo ano de faculdade
  • A instituição de origem deve reconhecer o período de tempo passado no estrangeiro. Este reconhecimento é baseado no plano de estudos aprovado antes do início do período de mobilidade

 

Onde se pode formalizar a candidatura á mobilidade dos estudantes?

Deveram ser formalizadas/entregues em entidades legais, nomeadamente os próprios ensinos superiores (gabinetes próprios) – gabinetes de relações internacionais ou gabinete Erasmus.