Criar uma Loja Virtual Grátis






Entrevista ERASMUS R.Checa

Entrevista ERASMUS R.Checa

Questionário:

     1. Como surgiu a ideia de participar no programa Erasmus?

Cada vez mais a experiencia erasmus é levada em conta pelas empresas, revelando-se uma mais-valia para quem participa no programa.

     2. Sabemos que o programa Erasmus tem várias opções. Em qual delas participou?

Durante a licenciatura, tive oportunidade de participar no programa ERASMUS na Rep.Checa (Praga).

     3.  Como teve conhecimento da existência desta oportunidade?

Tive conhecimento dos programas internacionais através de colegas mais velhos da faculdade. Sendo que depois tive acesso a toda a informação sobre os programas internacionais no Gabinete das relações internacionais do ISCTE.

    4. Que etapas percorreram até ingressar no programa Erasmus?

Para ingressar no programa, qualquer aluno terá de completar uma série de etapas, tais como:

1)   Inscrição – Preencher o formulário de Candidatura e escolher 3 destinos possiveis.

 2)   Colocações – Nesta etapa, os alunos ficam a saber se ficaram com algum dos destinos selecionados e tem de confirmar o interesse em ingressar no programa.

3)   Entrar em contacto com a faculdade estrangeira – Neste etapa, os alunos devem trocar alguns emails com a faculdade estrageira  acerca da Residência e Plano de Estudos principalmente.

4)   Concluir a candidatura – Neste ponto, os alunos terão de preencher todos os formulários necessários para ingressar no programa erasmus, sendo os mais relevantes o Plano de Estudos (respectivamente acordado com o coordenador de curso) e o Formulário para garantir uma bolsa escolar.

 

     5. Em que ano participou no programa Erasmus?

Participei no programa Erasmus em 2009.

 

     6.  Que pais escolheu?

República Checa (Praga)

 

     7. Que curso frequentou?

Em 2009, estava a frequentar o curso de Gestão, sendo que na Republica Checa frequentei o curso de Economics and Business.

 

     8. Teve novas disciplinas?

Supostamente, os alunos que ingressam no programa Erasmus devem procurar realizar disciplinas equivalentes às que iriam realizar em Portugal no tempo em que estão fora. Uma vez que os programas de estudos não são iguais em todas as faculdades, torna-se quase impossível realizar disciplinas equivalente. Deste modo, os alunos devem procurar estabelecer com o coordenador de curso o plano de estudo que garante a maior cobertura das matérias lecionadas em Portugal. Deste modo, tive novas disciplinas que apesar de não serem iguais ás lecionadas em Portugal estavam directamente relecionadas com as áreas da Gestão, Contabilidade, Finanças, Negociação e Marketing.

 

    9. Quanto tempo durou esta experiência?

A experiência durou 5 meses, decorrendo entre fevereiro e junho de 2009. 

    10.  Gostou da experiência?

Gostei bastante da minha experiência e considero-a bastante positiva, pois tive a oportunidade de fazer amigos de várias nacionalidades, com quem partilhei grandes momentos durante o meu periodo Erasmus. A necessidade de comunicar com os outros alunos e pessoas em inglês, e o facto de ter estudado em inglês, fizeram com que melhorasse bastante os meus conhecimentos nesta língua, bem como no espanhol devido ao facto de todos os dias lidar com espanhóis. Também tive a oportunidade de passar fronteiras na Republica Checa e dar umas “escapadinhas” a uns paises fronteiriços, tal como França, Alemanha, Hungria, Eslováquia, Austria e Polónia.

 

   11.   Repetia? Porque?

Sim, por tudo o que referi acima e porque mais do que uma experiência académida, o Erasmus é um experiêcia pessoal bastante enriquecedora pois lidamos com outras culturas e realidades que nos tornam mais adultos e independentes.

   12. Que dificuldades encontrou?

Os primeiros são os mais complicados, pois acabamos de chegar a um país com:

        - uma lingua diferente;

        - hábitos alimentares diferentes;

        - resumindo tudo isto, em duas palavras: cultura diferente!

Contudo, todas estas barreiras vão sendo facilmente ultrupassada ao longo do tempo…

 

 

   13.  Tem algum conselho a dar a um futuro aderente ao projecto?

- Ficar a habitar na residência (Geralmente é onde os alunos erasmus ficam hospedados)

- Viajar pela Europa

- Assistir á semana de orientação/integração, para conhecer os outros alunos internacionais.

- Todos os alunos que embarcam no programa erasmus, devem preparar minimamente os seus conhecimentos línguisticos, principalmente o Inglês (língua internacional).

 

   14.  Refira algo que ache importante e marcante nesta experiência que não tenhamos perguntado.

Aconselho vivamente esta Experiência a todos os alunos que tenham a oportunidade de incorrer na mesma…“não deixes para amanhã o que podes fazer hoje, o depois pode ser tarde demais!”

 

Estudante ERASMUS - Pedro Proença, Sesimbra